domingo, 13 de junho de 2010

PALESTRA
* A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO;
* A CONTRIBUIÇÃO DA INTERNET E DO SOFTWARE EDUCATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZEGEM EM SALA DE AULA, ENFOCANDO OS ESTUDO DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE RECURSOS DAS MÍDIAS DIGITAIS.




No dia 14 de junho de 2010, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio "Paulino de Brito", na cidade de Portel/PA, que foi ministrada pelos alunos da Universidade Estadual Vale do Acarú, formandos da turma de Licenciatura Plena em Química (SQI-02), SABRINA MONTEIRO e ROGER RODRIGUES.
A meta dessa palestra foi levar aos alunos das turma do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, uma basica noção do uso das mídias na educação. Já não mais como uma tradicional ferramenta, mas sim como um recurso que pode servir não apenas para ensinar, mas também para aprender. Quando se usa uma televisão apenas para que os alunos assitam um vídeo educativo, documentário, etc estamos fazendo da televisão "UM SIMPLES APARELHO DE TELEVISÃO" , mas se olharmos por um outro angulo, podemos perceber novas maneiras de usa-la, não apenas para mostrar videos educativos aos alunos, mas ainda para deixar-se descobrir seus segredos de operação, repassar essas informações aos alunos, usa-la como conteudo educativo de alguma disciplina; Isso é válido para todo e qualquer aparelho de tecnologia da informação, seja ele digital ou analogico. Salietamos também que o uso dessas tecnolgias são de fundamental importância para o avanço do processo de ensino e aprendizagem. Quando se usa um meio como a internet ( não apenas para se fazer pesquisas) mas para divulgar uma informação, postar materiais de cunho educacional, cultural ou alternativo, dessa forma estaremos utilizando assim, a internet, não apenas como um mero instrumento de pesquisa, mas também como uma rica e poderosa ferramenta de informação, utilizando os meios que ela nos proporciona como: e-mail, blogs, chat, etc para levar também a informação aos quantro cantos do mundo, isso é informática educativa.

Abaixo temos um slide de fotos da palestra que foi apresentada na "Escola Paulino de Brito"


Nenhum comentário:

Postar um comentário